terça-feira, 8 de junho de 2010

DICAS DE LITERATURA INFANTIL


Literatura infantil não é algo fácil de recomendar. Este ainda é um terreno inseguro para mim. Afinal, de uma certa forma fui "engolido" pela vida e pelas responsabilidades e, lamentavelmente, acabei sendo talhado para ter uma visão muito adulta das coisas. Mas depois que fui presenteado pelo próprio autor, o escritor e consultor literário Márcio Vassallo, senti-me desafiado a falar um pouco deste livro tocante e bem feito. Ele se chama "Da minha praia até o Japão" (Ed. Global).


Ouso recomendar a leitura por dois motivos bem simples: 1) é sempre bom lembrar como é ser criança; 2) é sempre saber pensar como uma criança. É importante esse trabalho de reeducação e redescoberta do encantamento das coisas.


Dentro de uma óptica mais imediata, este livro narra através de excelentes gravuras um singelo passeio de um pai e um filho pequeno na praia. Mas um monte de coisas estão presentes neste pequeno passeio, principalmente na visão de uma criança.


O texto é pura poesia impregnada de imaginação infantil. Um adulto, dentro da sua dura visão pragmática, pode, num primeiro momento, não ver sentido na construção deste universo infantil tão particular. Na imensidão da praia, a criança monta um mundo pararelo todo seu.


Achei muito bonito o resgate pelo livro da relação de admiração de um filho pelo pai, coisa que vem se perdendo tanto num mundo tão ocupado e cheio de atribulações. Ao invés do filho citar um ídolo do High School Musical ou do futebol, ele cita simplesmente o seu pai como referência. O pai simplesmente basta para o filho. Ele é o ídolo.


O que me chamou a atenção também foi a proposta dada pelo autor de resgate da simplicidade para a criação de um filho. O aguçamento da imaginação de uma criança através de um simples passeio na praia é uma diversão gratuita. O pai não precisa tirar um tostão do bolso, basta tempo e imaginação junto com o filho. VALE LER, NÃO APENAS QUEM É PAI, MAS QUEM ESQUECEU O QUE É SER CRIANÇA.


Um abraço






Nenhum comentário:

Postar um comentário